Divulgação artística no ciberespaço


O YouTube, site de vídeos que pertence ao Google, e a Universal, maior gravadora do mundo, anunciaram que lançarão em conjunto um site de vídeos musicais, à medida que as empresas tentam aumentar as receitas a partir da grande audiência do YouTube.

O novo site se chamará Vevo. Os planos para o Vevo se somam à renovação e a extensão de acordos de diretos do YouTube para lançar conteúdos em vídeo de artistas contratados da Universal, como U2, 50 Cent e Kanye West.

Fonte: Terra Tecnologia

A notícia acima reforça a idéia de como o ciberespaço é um espaço amplamente utilizado para a divulgação artística. Tomemos como exemplo a música.

Hoje em dia, cresce cada vez mais o número de artistas, bandas, grupos e empresas relacionados à música que buscam divulgar seus trabalhos na web. Além disso, essa divulgação se alia a diversas estratégias de marketing e publicidade, que se mostraram novas fontes de negócios e lucros para aqueles que se utilizam destes artifícios.

Podemos destacar também como exemplos da divulgação musical no ciberespaço as diversas páginas oficiais de bandas e artistas na rede social MySpace, em que são divulgados trabalhos, opiniões, atividades, além de haver todo o contato entre fãs e artistas.

No Brasil, existe já há algum tempo um site responsável pela divulgação de artistas da música de todo o país: trata-se da TramaVirtual. Todos podem criar seu espaço e divulgar seu trabalho livremente.

Algumas bandas nascem e se desenvolvem exclusivamente na internet, e ainda assim conquistam enorme sucesso. Outros nascem no mundo virtual e acabam ganhando fama também no mundo real, como o caso recente da cantora Mallu Magalhães - do MySpace Brasil para os clipes na TV e o Domingão do Faustão. Há ainda casos de bandas renomadas lançando seus trabalhos online, abdicando até mesmo da receita com a venda de discos.

O ciberespaço, além de produzir arte, mostra-se um poderoso potencializador das manifestações artísticas, virtuais ou não.

0 comentários: