Um pouco de técnica...

Existem dois tipos de imagens muito utilizadas atualmente: a imagem vetorial e a imagem bitmap. Apesar de aparentemente semelhantes, elas possuem diferenças extremamente relevantes.
A imagem bitmap consiste em centenas de linhas e colunas compostas por pequenos elementos. Cada elemento que compõe a imagem chama-se pixel (abreviatura de picture element) e possui sua própria cor.
A imagem vetorial é gerada a partir de descrições geométricas de formas, como curvas, elipses, polígonos, entre outros, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
Uma diferença relevante quando se compara os dois tipos de imagens é quanto à ampliação. A imagem bitmap, quando ampliada, apenas aumenta o tamanho dos pixels, produzindo imagens quadriculadas e desfocadas, chamado de efeito de "pixelização". Já a ampliação das imagens vetorizadas não causam perda de definição, pois cada elemento pode ser recalculado em função da nova resolução.
Alguns softwares utilizados para criação de arquivos bitmap são: Adobe PhotoShop e Corel Photopaint, e para arquivos em vetores são utilizados CorelDRAW e Illustrator, entre outros.

1 comentários:

Expressões Artísticas no Ciberespaço disse...

Achei bem interessante essa pesquisa sobre as diferentes imagens ,bitmap e vetorial. É também bom salientar que outra grande vantagem de imagens vetoriais é que podemos selecionar facilmente diferentes objetos no seu interior e consequentemente isola-los para trabalhar. Isso faciita bastante quakquer trabalho... valeu !