Primeira Galeria de arte Digital - Noema

Noema é uma galeria de arte digital, criada dentro do mundo virtual do Second Life.
Esta galeria abriga trabalhos de performance e espetáculos multimídia expositivos e também lançamentos de filmes, DVDs e livros.

A base desta galeria será virtual, porém também existiram exposições no mundo real, como em museus e espaços para divulgação de arte.

A idéia inicial deste projeto é criar um ambiente em que seja fácil criar, o que não ocorre nos ambientes tradicionais, onde os usuários devem ter uma grande habilidade técnica em programação.

A curadora do projeto Giselle Beiguelmandiz que: "A Noema não pretende ser apenas um centro para inventar novas formas de comercialização de um determinado tipo de obra, mas, sim, ser uma usina e um espaço de criação, produção e circulação dessas obras".

Para visitar a exposição e saber mais sobre o projeto, acesse o link aqui.

FAD 2009

Este ano ocorreu em Belo Horizonte (MG) a segunda edição do Festival de Arte Digital (FAD 2009).

Este festival tem o intúito de aproximar o cidadão das ferramentas interativas de arte interativa, sendo realizado em estações do metrô e com entrada gratuíta, mediante apenas a apresentação do bilhete do metrô.

O festival contou com a apresentação de 38 obras de 14 países diferentes, que foram divididas em 3 locais para apresentação, com 68 horas de apresentação.

Essas atrações são divididas em 3 categorias diferentes:

O FAD Interativo com obras audiovisuais que envolvem a participação do público;
O FAD Performances com shows com manipulação de imagens e sons em sincronia;
O FAD Galeria com exposições de arte digital.

Todas as informações sobre essa e outras edições deste festival podem ser obtidas aqui.

UPDATE:

Segue abaixo vídeo mostrando como funciona e como aconteceu a FAD. Contribuição de nossa colega Tathi Harumi, através dos comentários. Valeu Tathi!


Publicidade + Arte Digital

O campo de atuação da arte no ciberespaço é extremamente amplo. A diversidade de áreas e situações em que está presente, num universo que explora fortemente o apelo aos sentidos humanos (visual, auditivo), é enorme!

O setor de publicidade e propaganda, por exemplo, é um dos que tira grande proveito dos recursos e possibilidades oferecidos pela arte digital. Hoje em dia, são extremamente comuns peças publicitárias que fazem uso intenso dos recursos de manipulação de imagens e sons.

Além da criatividade, o apelo visual é extremamente importante nesta área, e a arte digital proporciona grandes possibilidades. Além disso, o ciberespaço é um excelente espaço para divulgação, artística e mercadológica.
Os resultados são sempre muito interessantes, e a facilidade à criação é outro fator que contribui para o sucesso da publicidade como expressão artística dentro do ciberespaço.

Para ilustrar isto, podemos citar dois sites voltados a esta área:

1) Brainstorm #9 - blog criado em 2002, que obteve grande sucesso e hoje em dia chega a ser referência para profissionais de publicidade.

2) Desencannes - "a propaganda que não existe" - este é a frase chave deste site, que objetiva divulgar as chamadas "pérolas da propaganda", peças publicitárias que por algum motivo não chegaram a ser divulgadas. Conta também com dois outros "sub-sites", em que os usuários têm a possibilidade de enviar seus trabalhos, divulgar sua arte, tudo aliado a muito humor.

Bibliografia sobre Direitos Autorais

Como sugestão da Professora Margarethe, fizemos uma pesquisa na internet sobre a bibliografia atualmente encontrada sobre direitos autorais na internet, encontramos um arquivo que disponibiliza diversos livros nesta área, este arquivo pode ser acessado aqui.

Encontramos também um livro de título: "O que você precisa saber sobre direitos autorais" do Senac, que pode ser encontrado uma prévia do livro no site do Google Books:

"O que você precisa saber sobre direitos autorais"

Um pouco de técnica...

Existem dois tipos de imagens muito utilizadas atualmente: a imagem vetorial e a imagem bitmap. Apesar de aparentemente semelhantes, elas possuem diferenças extremamente relevantes.
A imagem bitmap consiste em centenas de linhas e colunas compostas por pequenos elementos. Cada elemento que compõe a imagem chama-se pixel (abreviatura de picture element) e possui sua própria cor.
A imagem vetorial é gerada a partir de descrições geométricas de formas, como curvas, elipses, polígonos, entre outros, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
Uma diferença relevante quando se compara os dois tipos de imagens é quanto à ampliação. A imagem bitmap, quando ampliada, apenas aumenta o tamanho dos pixels, produzindo imagens quadriculadas e desfocadas, chamado de efeito de "pixelização". Já a ampliação das imagens vetorizadas não causam perda de definição, pois cada elemento pode ser recalculado em função da nova resolução.
Alguns softwares utilizados para criação de arquivos bitmap são: Adobe PhotoShop e Corel Photopaint, e para arquivos em vetores são utilizados CorelDRAW e Illustrator, entre outros.