Jogos eletrônicos como expressão artística

Em minhas "viagens" pela Internet buscando uma definição do que poderia ser considerado como expressões artísticas no ciberespaço notei o quase unânime consenso que tudo que se refere a desenho, moda, foto, literatura, teatro, arquitetura e tudo mais do mundo da arte que é produzida em ambiente gráfico computacional, utiliza processos digitais e virtuais é considerado como uma manifestação artística no ciberespaço. Também pude perceber que uma área de meu interesse sofre um tremendo preconceito e é muito pouco comentada como arte digital, falo da área dos games!

Video games não podem ser arte? Então o que são os belíssimos jogos que a cada dia saem mais envolventes e densos? É possível encontrar arte em uma ferramenta de entretenimento?

Os jogos atuais estão cada vez mais elaborados, eles se aproximam da linguagem do cinema mas indo além pois incluem e garantem interatividade e imersão do jogador. Artistas, roteiristas, compositores, modeladores 3D, programadores e tantos outros profissionais tem hoje mais espaço para criar no mundo dos jogos que em muitas outras formas de mídia (televisão, cinema, revistas, etc). O resultado disso tem sido artes da computação gráficas das mais belas, histórias envolventes e mundos que praticamente podem ser ”visitados" pelos usuários.

Se expressões artísticas no ciberespaço são formas de arte que têm como suporte a tela do computador e sua temática envolve tudo o que está ligado a essa cultura na qual estamos inseridos: interatividade, relações humanas, linguagem visual, vários tipos de interações, etc. Creio que os games DEVAM ser considerados como uma forma de manifestação artística.
No mundo dos games há tantas maneiras dos "artistas/programadores" representarem o que querem na tela do computador quanto os artistas plásticos em suas telas e esculturas, cada um de maneira diferente. Neste meio, para o artista que domina a técnica informática, há um leque gigantesco de possibilidades de representar sua arte.
Imagine você um animador que também é um programador, que também é um ilustrador, que também conhece 3D... Chegamos a infinitas possibilidades, não? Na minha opinião jogos são uma expressão artística, diferente, mesmo assim, artística... quem sou eu para afirmar algo? apenas faço parte do grupo dos apreciadores das artes para o entretenimento eletrônico interativo, mas busquei por meio dos argumentos acima citados embasar minha afirmação.

Sem mais delongas, fico por aqui...

1 comentários:

Fabricio disse...

Concordo e apoio seu ponto de vista!

Não há como negar a manifestação da arte digital nos jogos... tudo é feito com tamanho grau de realismo e detalhes, toda modelagem utilizada na construção dos cenários e personagems é pura arte!

E haja talento!