Debate Sobre Direitos Autorais na Rede

Há muito tempo se discute a respeito da disponibilização de músicas, livros, filmes e outros materiais na Internet, sem que seus autores ou criadores sejam devidamente recompensados (financeiramente falando) pelos seus trabalhos publicados na rede.

A MTV, canal de televisão vinculado à música, levou ao ar um debate conduzido pelo cantor e apresentador Lobão, com o tema "É crime baixar músicas e filmes?". O cantor e alguns convidados conversam sobre os direitos autorais e a Internet.

Veja na íntegra aqui!

Direito Autoral na Era Digital

A era digital vem trazendo, sem dúvida, um imenso progresso tecnológico. Mas a revolução dos bits trouxe problemas também. Talvez o maior deles seja a questão dos direitos autorais sobre material eletrônico. Não são apenas programas que podem ser pirateados. Nunca foi tão fácil copiar música, texto, imagens, vídeo ou qualquer outra coisa que possa ser digitalizada.

Em dezembro de 1997, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, sancionou uma controversa lei chamada NET (No Electronic Theft). A lei tornava crime federal distribuir ou possuir ilegalmente cópias eletrônicas de material com direitos autorais (mesmo sem fins lucrativos). Logo surgiram dúvidas e críticas: e quanto ao uso acadêmico e científico? Seria crime copiar esse material para fins de pesquisa? E quanto às bibliotecas, poderiam disponibilizar esse material para seus usuários?

De fato, tentar impor leis à Internet – um sistema global, descentralizado e anárquico – não é tarefa fácil. As leis de propriedade intelectual devem proteger os autores contra a pirataria, mas não podem privar as pessoas de ter amplo e livre acesso ao conhecimento.

A preocupação com as questões de copyright às vezes beira a paranóia. Por toda a Internet, grandes companhias estão atacando qualquer uso não autorizado de suas marcas, aparentemente de forma gratuita: a fabricante de brinquedos Mattel está indo atrás de qualquer um que use o nome “Barbie”. Canais de televisão e estúdios de cinema estão pegando no pé de fã-clubes que publicam imagens, sons e informações sobre seus filmes e programas. Gravadoras proíbem a circulação de letras de músicas de seus discos.

Até que haja uma solução técnica ou legal para o problema, acadêmicos, advogados, políticos, empresários e internautas só irão concordar com uma coisa: a Internet é a maior máquina copiadora já inventada pelo homem.

E em meio a esta grande máquina copiadora, um turbilhão de músicas, vídeos, livros e textos é divulgado dia-a-dia, contradizendo todos aqueles que defendem os direitos autorais na Internet. A arte no meio digital é uma das mais polêmicas vertentes dentro da discussão sobre os direitos autorais.

Festival Internacional de Arte Mídia (FAM)

Em novembro de 2008 aconteceu o Festival Internacional de Arte Mídia (FAM).

"...uma iniciativa que procura apresentar o que vem sendo pensado e realizado no âmbito das artes e mídias computacionais. O festival é voltado para aqueles que refletem, criam e vivem as novas mídias; indivíduos coletivizados, pessoas tecno-associadas, comunidades em rede, artistas experimentais, pesquisadores e cérebros eletronicamente poéticos-reflexivos."

Movimentos como esse ainda não são tão comuns hoje em dia, mas cada vez mais as idéias e conceitos da arte virtual tornam-se mais fortes e disseminados.

Abaixo, você pode conferir um dos trabalhos apresentados no Festival, uma instalação interativa do artista multimídia Christus Nóbrega.



Saiba mais: http://www.u303.com/fam/

Poema multimídia

A arte de um grande poeta aliada aos recursos da era digital; transposição do real para o virtual.

Torcida da Vida
Carlos Drummond de Andrade

Arte Digital na Wikipédia

Acredito que quando se fala em arte digital a primeira coisa que nos vem à cabeça é a arte através de imagens, mesmo que outras formas de arte estejam envolvidas (textos, músicas, etc).

De encontro a este ponto de vista, a Wikipédia possui um conteúdo bastante interessante em relação à arte digital manifestada através de imagens. Lá podem ser vistas diversas categorias de arte digital através de imagens, além de uma breve descrição de softwares propícios para estas atividades.

Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_digital

Pierre no The World Knowledge Dialogue Symposium

No The World Knowledge Dialogue Symposium Pierre Levy lança a idéia da USL (Universal or Uniform Semantic Locator) para substituir a URL (Universal or Uniform Uniform Resource Locator) , que daria a Web uma nova camada de inteligência, baseada na capacidade de linkar coisas disparatadas, através das Tags, etc. No fundo, não há mais locator, ou localização, a informação se perde no emaranhado de locais, importando apenas se faz sentido para você naquele dado momento, a idéia de coisas em lugares específicos, restritos a um determinado site, perde-se entre as tags, os RSS e similares.

O filme é em inglês, mas de fácil entendimento, pois Levy fala de forma simples e pausadamente.

Vale a pena ler.

Segue link: http://www.wkd08.org/webcast?clip=10

Arte eletrônica e a cibercultura.

Toda a cibercultura está imersa no processo de desterritorialização/virtualização, principalmente com a valorização da informação e do conhecimento . A informação e o conhecimento são desterritorializados. A informação é uma virtualização. Se um acontecimento é retratado pelos media, essa circulação corresponde a uma virtualização do acontecimento, sob a forma da informação. Nesse sentido, uma informação não é destruída pelo seu consumo justamente por ser sempre "virtualizante". A utilização/recepção da informação é a sua atualização, já que somos nós que damos sentido a ela. Nós a atualizamos. A virtualização não é, em nenhum momento, um desaparecimento ou uma ilusão. Ela é, afirma Lévy, uma dessubstancialização que se inclina na desterritorialização, num efeito Moebius, na passagem sucessiva do privado ao público, do interior ao exterior e vice-versa. A subjetivação e a objetivação são dois movimentos complementares desse processo virtualizante. Para Lévy, a virtualização não é um fenômeno recente, pois toda a espécie humana se construiu por virtualizações. O real, o possível, o atual e o virtual são complementares e possuem uma dignidade ontológica equivalente . Toda arte ("tekhnè") exprime um processo de virtualização e de atualização. Toda técnica é a virtualização de uma ação e, ao mesmo tempo, atualização pelo dispositivo. A arte/técnica, como atividade "poiètica", é um dom original do homem. A arte é assim constitutiva do homem. Ela não é nem um objeto privilegiado, nem valor cultural, nem mesmo um objeto para espectadores.

Dica - "Clip Poemas"

Dica do dia: visite os "clip poemas" de Augusto de Campos em seu blog:

http://www2.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm

Jogos eletrônicos como expressão artística

Em minhas "viagens" pela Internet buscando uma definição do que poderia ser considerado como expressões artísticas no ciberespaço notei o quase unânime consenso que tudo que se refere a desenho, moda, foto, literatura, teatro, arquitetura e tudo mais do mundo da arte que é produzida em ambiente gráfico computacional, utiliza processos digitais e virtuais é considerado como uma manifestação artística no ciberespaço. Também pude perceber que uma área de meu interesse sofre um tremendo preconceito e é muito pouco comentada como arte digital, falo da área dos games!

Video games não podem ser arte? Então o que são os belíssimos jogos que a cada dia saem mais envolventes e densos? É possível encontrar arte em uma ferramenta de entretenimento?

Os jogos atuais estão cada vez mais elaborados, eles se aproximam da linguagem do cinema mas indo além pois incluem e garantem interatividade e imersão do jogador. Artistas, roteiristas, compositores, modeladores 3D, programadores e tantos outros profissionais tem hoje mais espaço para criar no mundo dos jogos que em muitas outras formas de mídia (televisão, cinema, revistas, etc). O resultado disso tem sido artes da computação gráficas das mais belas, histórias envolventes e mundos que praticamente podem ser ”visitados" pelos usuários.

Se expressões artísticas no ciberespaço são formas de arte que têm como suporte a tela do computador e sua temática envolve tudo o que está ligado a essa cultura na qual estamos inseridos: interatividade, relações humanas, linguagem visual, vários tipos de interações, etc. Creio que os games DEVAM ser considerados como uma forma de manifestação artística.
No mundo dos games há tantas maneiras dos "artistas/programadores" representarem o que querem na tela do computador quanto os artistas plásticos em suas telas e esculturas, cada um de maneira diferente. Neste meio, para o artista que domina a técnica informática, há um leque gigantesco de possibilidades de representar sua arte.
Imagine você um animador que também é um programador, que também é um ilustrador, que também conhece 3D... Chegamos a infinitas possibilidades, não? Na minha opinião jogos são uma expressão artística, diferente, mesmo assim, artística... quem sou eu para afirmar algo? apenas faço parte do grupo dos apreciadores das artes para o entretenimento eletrônico interativo, mas busquei por meio dos argumentos acima citados embasar minha afirmação.

Sem mais delongas, fico por aqui...

Web Art

Na rede, podemos encontrar sites que não produzem trabalhos artísticos pensados para a internet, esses sites apenas divulgam artefatos de arte que existes independentemente da rede.
Esses sites apresentam-se como galerias ou museus virtuais ou ainda como portfólio on-line de artistas.
Mas também, existem os sites que exibem criações especialmente produzidas pra a Internet e que dependem desse meio para existir e disseminar-se.
Assim, podemos determinar como Web Arte, trabalhos de arte que foram especialmente concebidos para a Internet e que utilizam as possibilidades e características inerentes ao meio.

Elektra Montreal Festival

Elektra é um evento cultural que acontece em Montreal, com artistas e obras que combinam música eletrônica e criações que derivam de novas tecnologias (animação, instalação e robótica).
A Elektra cria laços entre as mídias criativas, como música, vídeo, filme, desenho, jogos interativos e instalação sonora com as últimas tecnologias digitais.
Na exposição de 2008, uma das obras que chamavam mais atenção, era a "Capsule Optofonica", uma cabine que envolve o usuário com sons, imagens e vibrações. No interior há um palm onde se escolhe o clip e ajusta-se a altura do sistema sonoro, criando uma interessante atmosfera.

A edição de 2009 do festival ocorrerá no dia 01/05.
Site Oficial: http://www.elektramontreal.ca/ (em francês).

Conceito de Arte Digital



Arte digital é aquela que produz obras por meio da manipulação de bits. O artista digital compõe com eles as imagens, textos, sons ou conjuntos multimídia. Estes podem ser decompostos, recompostos, indexados, ordenados ou desordenados, comentados, associados com quaisquer outros. A sua estrutura pode ser traduzida a meios diferentes, etc. Assim, a digitalização inclui no seu conceito qualquer forma de arte cujas unidades constitutivas sejam manipuláveis eletronicamente: o cinema, o rádio, a televisão, o jornalismo, a edição de texto, a imagem digital, a música, a web art e o web design. A forma em que o meio permite essa manipulação define a estrutura e a estética das suas obras que, por sua vez, conservam as características das artes e gêneros que contém (literatura, cinema, música etc.).

ARTE DIGITAL

Xavier Llussà

O que é Arte?



O sentido da palavra arte variou muito desde o início da Idade Média.

No século XVII formou-se o grupo das belas-artes, que eram atividades intelectuais que utilizavam mão e material, como arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia.
A partir do século XIX e XX os "artistas" tinham a missão de expressar, sem finalidade utilitária, dimensões privilegiadas de existência.
A arte então revela-se indefinível, sendo, uma atividade humana específica, porém sem contornos e fronteiras.

Segundo o Dicionário Michaelis:
arte: ar.te1 sf (lat arte) 1 Conjunto de regras para dizer ou fazer com acerto alguma coisa. 2 Livro ou tratado que contêm essas regras. 3 Obra didática, que contém os princípios de alguma disciplina. 4 Execução prática de uma idéia. 5 Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado. 6 Filos Complexo de regras e processos para a produção de um efeito estético determinado. 7 Habilidade. 8 Artifício. 9 Maneira, modo, jeito. 10 Profissão, ofício. 11 Manufatura. 12 Habilidade calculada, por vezes, inocente, mas, outras vezes, implicando dissimulação e hipocrisia; artimanha, astúcia, engano.

- " a arte pode ser ruim, boa ou indiferente, mas qualquer que seja o adjetivo empregado, temos de chamá-la de arte. A arte ruim é arte, do mesmo modo como uma emoção ruim é uma emoção."
Marcel Duchamp

Expressões artísticas no Ciberespaço

As expressões artísticas no ciberespaço não substituem as expressões convencionais, nem as culturas antigas, mas apresenta-se como uma alternativa original.
As obras artísticas no ciberespaço podem ser consideradas interativas, pois são criações coletivas, em que os expectadores deixam de ser passivos e podem participar da sua construção, modificação e adaptação, mostrando-a a outros expectadores, sendo assim a obra torna-se indefinida e imprevisível como resultado de uma ação coletiva.

O que é Ciberespaço?

O ciberespaço pode ser definido como a interconexão mundial dos computadores. Abrange a infra-estrutura material e as informações nela contida. É também um instrumento de inteligência coletiva.

A internet não representa totalmente o ciberespaço, porém é o principal meio de comunicação à distância e de serviços fornecidos por uma rede de telecomunicação.

Dica - Arte digital

Dica para aqueles que apreciam as diversas formas de arte digital: www.deviantart.com (em inglês)

O deviantART é uma espécie de portal de arte digital que abrange diversas vertentes: fotografia, design, literatura, vídeos, jogos e diversos outros. Os usuários podem criar seus perfis, postar seus trabalhos, comentar, discutir, escolher seus favoritos, trocar informações... uma verdadeira rede social de arte digital!

O site já existe há vários anos, conta com milhares de colaboradores e usuários, além de ser extremamente conhecido!

Vale conferir!

Índice do blog

Categorias:

Contato: ciber.expart@gmail.com

Não deixem de postar seus comentários! Críticas, sugestões, idéias e até mesmo trabalhos que desejam ser divulgados são bem aceitos!

Para começo de conversa...

Universo. Sistema Solar. Via Láctea. Terra. América do Sul. Brasil. Sudeste. São Paulo. Santo André. Universidade Federal do ABC. Cibercultura. Expressões Artísticas no Ciberespaço.

Este foi apenas um breve roteiro para situar nossos leitores sobre onde se encaixa este blog.

Criado a partir de uma proposta da disciplina de Cibercultura, da Universidade Federal do ABC (UFABC), este blog tem por objetivo apresentar e discutir as diversas formas de manifestação das expressões artísticas no ciberespaço, bem como tudo o que as envolve e os acontecimentos à sua volta.

Estarão contribuindo para este espaço: Fabricio, Marilia, Ane Carolina, Rafael, Anderson e Maurício.